AITEC
Bouton menu

O que é a AITEC ?

Publié par , le 19 avril 2007.

Criada em 1983 por urbanistas, economistas, juristas..., com o objectivo de articular a prática profissional junto com o compromisso político, a nossa Associação Internacional de Técnicos, Peritos e Pesquisadores Científicos é uma ONG aberta a todos aqueles profissionais que anelam em participar da construção de uma avaliação ancorada nas lutas sociais e da formulação de propostas alternativas. Considera-se a fruição de uma avaliação elaborada colectivamente a partir de debates contraditórios, como eminente contribuição para a transformação social.





Partager :

bouton facebook bouton twitter Bouton imprimer

Nesse intuito, a reflexão, a produção e a intervenção da AITEC norteia-se em :
 Trabalhar na elaboração de propostas alternativas às políticas adversas à garantia dos direitos económicos, sociais, culturais e do meio ambiente
 estabelecer estreitas pontes entre as disciplinas e entre os atores
 atar o saber técnico ao compromisso político
 colocar a avaliação cidadã no meio do processo de decisão democrático, como reforço da sociedade civil.

O objectivo da AITEC

Levamos juntos - com os actores sociais e de solidariedade internacional - diversas reivindicações e análises. A Aitec é um lugar de discussão entre actores de natureza diferente, uma encruzilhada entre as disciplinas científicas, técnicas e políticas, um espaço de respiração e de articulação entre a esfera profissional e as actividades militantes.

No Aitec encontram-se as posições e as análises dos militantes das associações, de sindicatos, profissionais, consultores, investigadores, cidadãos, eleitos ou técnicos de autarquias locais ... Através das nossas diferentes actividades (seminários, publicações, formações, troca de experiencias...), contribuímos para intercâmbio de informação e as análises evitando as especializações norte-sul, a fragmentação do saber, a segmentação profissional/militante.

Cada vez mais frequentemente integrados em colectivos de trabalho, estamos presentes nas conferências internacionais, ao lado dos que contestam as correntes dominantes e o monopólio da perícia. Nesta lógica, a Aitec integra-se resolutamente nas lutas altermondialistas, em especial através de uma participação regular nos fóruns sociais.

A Aitec hoje

Partimos das questões relativas à economia política internacional que, desde a sua criação, a AITEC vem elaborando. Trabalhamos agora diversos temas, principalmente :
 o direito à cidade e o acesso à moradia
 a democratização e a evolução dos serviços públicos
 a reforma das instituições financeiras internacionais, a cancelação da dívida, ligando comércio internacional e desenvolvimento
 o papel da avaliação cidadã.

As atividades estiveram estruturadas em três grupos de trabalho : serviços públicos, questões urbanas, financiamento do desenvolvimento e comércio. Porém os temas recortam-se frequentemente e abrem para uma abordagem transversal que interroga de novo o lugar e o papel do Estado, a distribuição dos poderes, as novas formas de regulação da atividade económica, a avaliação e o control cidadão/democrático sobre as políticas públicas.

Hoje as formas de intervenção da Aitec renovam-se. Cada vez mais frequentemente solicitada pelos animadores associativos, mas também pelos eleitos e profissionais, a AITEC alargou o seu campo de intervenção. A relação entre avaliação e políticas locais reforça-se igualmente nas parcerias estreitas que vinculam a Aitec com diversas redes de autarquias (entre as quais o Fórum das Autoridades Locais, a Parceria para o Desenvolvimento Municipal, Cidades Unidas França…). O conhecimento da Aitec alimenta-se, e é alimentada em regresso, dos grupos de trabalho e de perícia alargados (colectivos, plataformas, campanhas...).

Alguns textos no site em portugues

Textos, Artigos et Fichas de experiência em Portugues