AITEC
Bouton menu

Um exemplo de ação de desenvolvimento comunitário : A “Cité Lys” em Lille

Publié par , le 21 mars 2007.

LogementDéveloppement socialParticipation des habitants



Partager :

bouton facebook bouton twitter Bouton imprimer

 O contexto

A “Cité Lys” foi construída em 1886.
Planejada por Jean Baptiste LYS, próxima da Usina de Fives e de outras empresas menores, sua origem reside na necessidade de alojar um grande número de operários perto do local de trabalho. Localizada no bairro Fives à proximidade imediata do centro e dos principais comércios e equipamentos de bairro (prefeitura, correio, biblioteca, grupos escolares...), a “cité Lys” é um bloco habitacional de setenta casas. Ela é dividida em seis fileiras paralelas de dez casas costas com costas e de duas fileiras de cinco casas perpendiculares às outras. Uma faixa para pedestres cujo uso é público permite o acesso às casas por duas ruas adjacentes. As casas têm 3 pequenos cômodos sobrepostos, cerca de quinze casas são feitas com agrupamento de 2 casas. A « Cité Lys » era apontada como área sensível, com uma degradação social conjugada a um forte rejeito da construção civil. Área de moradia refugo, a « Cité Lys » enfrentava conflitos de classe social, de nacionalidade, de gerações, problemas de droga e roubo, a presença de vendedores de sono... de tal maneira que as instituições e serviços públicos renunciaram as intervenções e sua destruição estava planejada.

 Desenvolvimento do projeto

Em 1988, a fim de inverter esta situação, a Antena Est do PACT de Lille iniciou uma ação de desenvolvimento comunitário visando a :

 Recriar uma vida social, graças à criação de uma associação de moradores « Lys Animation », à abertura de um local moradores e à execução de ações de participação coletiva.
 Requalificar a moradia, limpar os espaços coletivos entulhados de barracões, remembrar e desenvolver uma gestão « hiper social » dos espaços em co-propriedade.
 Desencravar o bairro com a criação de uma pracinha.
 Lutar contra os proprietários pouco escrupulosos e os vendedores de sono.
 Lutar contra as práticas de roubo e o tráfico de droga.

O processo elaborado consistiu em encontrar as famílias, trabalhar com os líderes, rua após rua, depois no nível do Bairro todo, abrir uma permanência, local de expressão e debate... A partir das preocupações conjuntas, a realização de ações de participação coletiva começou progressivamente. Este processo permitiu às famílias tomar consciência que era possível ganhar e dirigir juntos projetos, os sucessos sendo destacados com ações festivas.

A partir de 1989 reuniões coletivas estão sendo organizadas a fim de fazer participar a maioria de uma reflexão sobre os problemas de ordenamento. O PACT inicia atos significativos comprando duas casas em ruína a fim de reabilitá-las e demolindo os banheiros externos. Durante o mês de julho de 1989, as primeiras férias familiares são organizadas com famílias cuja maioria nunca saiu de férias. Desde então, a Associação dos moradores organiza uma estadia a cada verão. Ao mesmo tempo, uma ação extra-escolar assim como uma animação para as crianças pequenas estão sendo elaboradas para o acompanhamento das crianças da "Cité”.

No final de 1989, as demolições continuam e a Cidade de Lille compra a casa frente à rua a fim de instalar as caçambas. Trata-se de uma etapa importante, pois este depósito evita ao lixo doméstico de ser jogado nas ruas Malsence e Porret. Fora isso, inaugura-se o local coletivo com os moradores.

De 1990 a 1992, várias reuniões assim como visitas de quarteirões reabilitados em Lomme e Roubaix são organizadas com os moradores da “Cité” a fim de definir o uso futuro dos espaços coletivos liberados pela demolição dos banheiros. Ao mesmo tempo, uma faixa para pedestre é colocada pela CUDL na entrada da rua Malsence, após um pedido dos moradores, por crianças terem sido atropeladas. Várias oficinas são montadas : contos, desenho, percussão e piscina, noites familiares... As demolições dos blocos de sanitários coletivos continuam. Reuniões de trabalho estão sendo organizadas para definir o ordenamento das ruas centrais, com os proprietários concernidos, os arquitetos urbanistas da Cidade, o eleito de bairro e os intervenientes do PACT. Um caderno de encargos considerando o uso do solo em co-propriedade será redigido : Ele autoriza os proprietários a realizarem uma pequena construção adicional sob certas condições (gabarito, materiais...)

De 1993 a 1996, trabalhos de limpeza e de ordenamento das ruas são realizados. Declarações de trabalhadores são entregues coletivamente, a compra dos materiais é negociada em conjunto, um morador mandará fabricar pequenos portões no Marrocos, jornadas coletivas são organizadas...

A Cidade de Lille aceita a contratação de um assalariado com contrato de ajuda, encarregado de administrar os espaços em co-propriedade e de gerir as caçambas. Hoje esta função não existe mais, o que causa problemas de manutenção, sendo muito difícil a autogestão pelo fato da fragilidade das organizações.

O desenvolvimento de uma mutual de autoreabilitação, pela Antena Est do PACT, permitirá a colocação à disposição do material necessário às obras e dar os conselhos técnicos e legislativos. Em contrapartida a Operação Programada de Melhoria do Habitat não terá nenhum recurso, pois os proprietários realizam as obras por conta própria, sem apelar às empresas, por falta de meios.

O comitê de moradores, até então informal, forma uma associação para ter um estatuto jurídico e meios de existência : a associação « Lys Animation » nasceu em Fevereiro de 1996. Ela se juntará à rede « Palavras de Moradores », reunindo as associações e comitê de moradores dos setores fragilizados, para evitar o isolamento, mas também para constituir uma força e obter uma melhor escuta institucional.

Os anos 1997 a 2003 concentram-se principalmente sobre o ordenamento dos espaços públicos :

 O desencravamento da “Cité” pelo tratamento de um lote vago na sua entrada. Esta ação tratará da definição compartilhada e da realização de uma pracinha associando o acesso aos serviços, um espaço aberto aos moradores, 10 lugares de estacionamento e a reabilitação do imóvel fechando a praça.
 A instalação de um pequeno espaço público, localizado no fundo de uma rua em um terreno municipal. Esta instalação segue o diagnóstico dividido compartilhado com « Palavras de Moradores ». O projeto trata da reapropriação de um lote vago, sendo objeto de entulhos, e de fazer um espaço de convivência fechado por um portão, a gestão do local sendo feita pela associação “Lys Animation”. As obras serão realizadas em nome do Fundo de Obras Urbano.
 A reforma da parede meeira com o liceu Ferrer. Esta parede foi firmada pelo Conselho Regional por motivo de importantes rachaduras provocando um desequilíbrio em direção a rua da “Cité Lys”. Depois da mobilização dos moradores, a reforma desta parede foi realizada dentro da reabilitação do liceu Ferrer, o que melhorou a qualidade de vida desta rua.

De 2003 a 2005 enfim, o trabalho tratou da reciclagem de casas vagas e da luta contra os vendedores de sono. 5 casas estão sendo hoje objeto de uma ação de reabilitação dentro do processo IGLOO. A constituição de um grupo de pilotagem específica permite orientar neste projeto famílias podendo ter um papel motor nas dinâmicas sociais em obra "Cité Lys”.

Intervenções em nome do Fundo de Obras Urbano permitiram proteger as casas e garantir a segurança.

 Alem da continuação de ações de animação coletivas, ações de florescimento foram regularmente organizadas.
 Um trabalho coletivo de definição de um regulamento relativo à vida no bairro foi realizado.
 Problemas decorrentes da insegurança levaram a associação a solicitar intervenções policiais, chamar o procurador, o prefeito e a entidade de vigilância para tentar encontrar melhores condições de vida. Balanço Esta ação permitiu eliminar duravelmente o processo de degradação que existia na « Cité Lys ». Pelos compromissos como atores, os moradores demonstraram sua capacidade em investir e em tomar conta de seu futuro. Graças à dinâmica coletiva, eles reduziram os conflitos de vizinhança, favoreceram as trocas sociais e desenvolveram as solidariedades. Entretanto, a « Cité Lys » permanece um lugar de relegação social, um bairro gueto, um lugar estigmatizado onde é preciso lutar para sobreviver por falta de outra alternativa.

Maio 2005

PACT de Lille

François LEGRIS

Antenne Est 20/501 rue de Flers 59000 Lille

francois.legris@pact-lille.fr

+33 3.20.33.39.34